Pular para o conteúdo principal

Como vai sua Alma?

"Desordem Depressiva; Síndrome de Pânico; Transtorno Obssessivo-Compulsivo - Estranhos nomes assume essa coisa que alguns chamam de alma”—L.B.A—Montenegro-RS)

Como falarmos do Ser Humano sem falarmos de sua alma. É impossível separar. Quando buscamos o entendimento da alma notamos vários significados para o termo, desde o religioso, passando pelo filosófico, até chegarmos à mitologia grega no mito de Psiquê. Do grego Psychein (“soprar”) é uma palavra ambígua que significava originalmente "alento" e posteriormente, "sopro". Dado que o alento é uma das características da vida, a expressão "psique" era utilizada como um sinônimo de vida e, por fim, como sinônimo de alma, considerada o princípio da vida. A psique abrange conceitos que nos levam ao Si Mesmo, conceituado da seguinte forma: “O Si mesmo representa o objetivo do homem inteiro, a saber, a realização de sua totalidade e de sua individualidade, com ou contra sua vontade. A dinâmica desse processo é o instinto, que vigia para que tudo o que pertence a uma vida individual figure ali, exatamente, com ou sem a concordância do sujeito, quer tenha consciência do que acontece, quer não”. Continuando, devemos entender que consciência é uma qualidade da mente e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente, ou seja, uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, do pensamento humano ou da mente. Por sua vez, mente é o termo mais comumente utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano, particularmente aquelas das quais os seres humanos são conscientes tais como o pensamento, razão, memória, inteligência e emoção. E o que seria emoção? Em uma definição mais geral pode-se dizer que é o impulso pessoal movido pelos sentimentos, que são disposições mentais, em sua mente, a respeito próprio, de outrem ou de algo. Sendo assim, o amor, o ódio, a alegria e a tristeza são sentimentos natos ao Ser Humano, e o que, acima de tudo, caracteriza a Alma humana é o sentimento. É por ele que o homem se prende ao que é bom, belo e grande; ao que será o seu amparo na dúvida, a sua força na luta, a sua consolação aos obstáculos da vida, reagindo, assim, com as mais variadas emoções. Dessa forma, é impossível desconsiderar que nossas emoções sejam uma representatividade do que se passa em nossa alma.


"Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros." (Clarice Lispector)


Dica: “Médico de Homens e de Almas”—A história de São Lucas (Livro de Taylor Caldwell)
 Trecho-“Não me perguntes o que há de mau comigo, pois não sei. Quando procuro em minha mente, nada acho a não ser pó, e mesmo nesse pó encontro sempre o movimento da dor. Tenho medo de me aventurar mais profundamente”.

Comentários

angela disse…
Um bonito post amigo e o terminou muito bem com esse texto da Clarisse.
beijos
franciete disse…
Amigo adoro todos os seus poste, mas gosto bastante quando nos vem falar da alma, ou seja do interior de cada ser, bem que eu gostaria de saber muito mais sobre isso, ou seja para onde ela um dia irá parar. Mas confesso que por vezes fico bastante perplexa, quando penso se um dia como já tenho escutado que consigo andar por ai a puxar certas orelhas de quem se porta mal,acho que seria maravilhoso algumas delas eu ia mesmo arrancar lol.
Beijinhos de luz e paz
Glenda Dias disse…
"A soma de meus sentimentos: Eu
A soma das minhas emoções: Eu
Meu Eu que é minha alma, permanece em mim quando tudo é Outro ou pó.

Que Eu vista-me de minha Alma; Ela de mim; Sendo uma coisa só e infinita em mim!" (Glenda G.y Dias)

Então, como diz vc: "Vamos à Vida..."

Abraços!
Jorge disse…
PD, amigo do infinito,

tenho aprendido que somos o que sentimos, e não o que pensamos. Portanto, busco valorizar o sentimento e harmonizando as emoções para que o pensamento seja o melhor possível.

Um belo texto, como sempre, Amigão!!!

Um abraço de luz e tenha uma excelente semana!!!
Rosana Madjarof disse…
Psiquismo,

Parabéns pelo maravilhoso texto.

Eu já li o livro Médico de Homens e de Almas, que conta a história de São Lucas. Confesso que é um livro que nos ensina muito, mas muito mesmo, e é um livro que indico a todos.

Tem que haver uma harmonia entre corpo, alma e mente, e é por isso que hoje em dia, encontramos muitos médicos que tratam seus pacientes holisticamente, e isso é super importante, pois valorizando a pessoa no seu todo, conseguimos melhores resultados daquilo que estamos tratando.

Adorei!

Bjs.

Rosana.
Mr.Jones disse…
no seu texto diz "Alma humana é o sentimento." Por isso que carrego na minha alma todas as paixõs que eu tive na minha vida.
Nada se assemelha à alma como a abelha. Esta voa de flor para flor, aquela de estrela para estrela. A abelha traz o mel, como a alma traz a luz.
Victor Hugo

Abraços forte
Roniel A. Julio disse…
Amigo Psiquismo, adorei o seu texto. Nossos sentimentos e emoções devem ser vistos com um todo, e não podem ser avaliados separadamente. Parabéns pela postagem. Abraços. Roniel.
Jackie Freitas disse…
Olá meu amigo!
Muito bom esse seu post!
Vejo a alma como um grande arquivo, onde guardamos as emoções, os sentimentos, as lembranças, dores, alegrias...Acho que ela nos orienta os caminhos (alguns já conhecidos). Tudo o que há de melhor está armazenado na alma.
Grande beijo,
Jackie
Vida*** disse…
Qdo ao ler uma mensagem.Uma lágrima cair sobre sua face. Vc tocou o coração daquele Ser com a essência mais pura. Sem nem ao menos tocá-lo.E,sim senti-lo com a Alma.
ValériaC disse…
Amigo, excelente post.
Realmente há uma grande importância no que vai em nossas almas...nela encontramos o que verdadeiramente sentimos, não o que pensamos.
O sentir da alma é o que deve nos mover, pois ele cria tudo ao nosso redor.
Tenha uma linda semana!
Um grande abraço

Valéria
Marcia disse…
Um ótimo texto para reflexao. Nossos sentimentos falam muito mais de nós que o que pensamos. É mais através dos nossos sentimentos que agimos e direcionamos nossas vidas.
Deixo aqui meus votos de uma ótima semana.
Abracos,
Juci Barros disse…
Emocionante, didático, proveitoso enfim, um ótimo texto!

Lançei um desafio no blog, conto com a sua contribuição.
Beijos.
BLOGZOOM disse…
Sua matéria é um balsamo para a alma. Como dizia Fernando Pessoa: Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
Rose disse…
Olá! Belíssimo texto e sobretudo profundo na essência ALMA, um assunto complexo e cheio de mistérios.
Parabéns, tenha uma ótima semana!
Anônimo disse…
Penso que muitos males seriam melhor curados buscado antes a cura da alma. Todas as doenças talvez sejam meros sintomas...
Bjos na alma!

Postagens mais visitadas deste blog

Velhos Tempos

Tudo muda.... Houve um tempo em que se pedia “a benção” aos pais quando se acordava pela manhã ou se deitava para dormir, assim como antes de sair de casa. Hoje os filhos nem sabem o que significa pedir “a benção”, Afinal mal falam bom dia ou boa noite. E para sair de casa nem precisam falar aonde vão. Um filho, nesse tempo, referia-se aos pais ou pessoas mais velhas como “Sr” e “Sra”. Hoje os filhos se referem aos pais ou pessoas mais velhas como “Você”, Afinal nem sabem o significado de um pronome de tratamento respeitoso. Houve um tempo que não se falava enquanto adultos estivessem falando. Hoje os filhos falam enquanto os pais se obrigam a ficar quietos, Afinal nem sabem o que é ouvir. Os filhos, certamente, compreendiam o olhar recriminador de seus pais. Hoje se um pai lança um olhar recriminador ao filho, Passará despercebido ou ouvirá: “que cara feia é essa, velho?” Houve um tempo em que um filho pedia, por favor, ou “eu posso?” Hoje um filho não pede, por favor, e

Vivemos esperando

Novamente estamos nos aproximando de mais um final de ano. É impressionante como o tempo está passando rápido. Diria mesmo que está "voando". Essa constatação nos faz refletir sobre aquele velho dito popular: "Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje". Seja feliz, não espere que amanhã seja melhor. Torne hoje seu dia o melhor. Não perca tempo com situações estressantes. Não dê atenção àquilo que bloqueia sua felicidade. Não crie dificuldades para sua felicidade. Ser feliz é muito fácil, mais fácil ainda é impedir que aconteça. O tempo passa e você vai viver esperando o que? Dias melhores

Legado de miséria

D. Cacilda é uma senhorinha octogenária, muito frágil e humilde, mãe de nove filhos. Conseguiu, sob todas as dificuldades, torná-los homens e mulheres adultos. E com sua sabedoria ensinou-lhes as coisas certas da vida e o que é bom ou ruim. Seus filhos, todos casados, com suas ocupações e trabalhos, vivem correndo. D. Cacilda tem também muitos netos, talvez mais de 30, dentre os quais muitos já adultos e até casados. Mas, infelizmente, apesar dessa família tão numerosa de D.Cacilda, não escapa a senhorinha à solidão. D. Cacilda já se faz viúva há alguns anos e vive solitária em sua casinha, a relembrar de seus longos e passados anos ao lado de seu amado e companheiro marido. Sua modesta casa sempre foi o lar acolhedor para qualquer pessoa. E nunca houve quem ali não se sentisse confortado. Mas a vida tem seu ciclo. D.Cacilda, já tão frágil caiu doente, de cama, totalmente debilitada e dependente. Os anos pesaram em seus ombros já bastante arqueados. Mas que bom, ela tem tanto