segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Heróis da resistência




"Meu único desejo, meu tema musical, meu diamante é a educação".

Rubem Alves





Antigamente, quando se falava em determinadas profissões, acontecia automaticamente uma analogia com os heróis, pois tinham uma representatividade das atitudes corretas e dos comportamentos morais a serem observados e seguidos.
Um dos primeiros heróis, simbolicamente,  que temos contato é o professor. Mas é fundamental fazer uma viagem no tempo para que se fale um pouquinho a esse respeito.
Os professores simbolizavam, em outros tempos,  a figura de grande autoridade,  detentores do conhecimento. Através dos professores iniciávamos nossa entrada em um novo mundo. Era aquele primeiro momento de sair de nosso "mundinho" restrito ao contexto familiar e penetrar no conhecimento mais amplo. Os professores tinham autoridade. Se ficassem bravos, quando assim fosse necessário, os alunos se calavam e ficavam quietinhos, pois havia respeito. Naquela época não era incomum as crianças levarem "presentinhos" ( pequenos mimos ) ao seu professor. Todos queriam agradar e demonstrar sua gratidão e seu reconhecimento por aquela figura tão terna e importante. Mas, no fundo, não tínhamos noção de ter, diante de nossos olhos, um indivíduo que escolhera como profissão a arte de ensinar. E, obviamente, nem tampouco nos preocupávamos se ganharia bem ou mal sua remuneração. O que sabíamos é que sua arte era respeitável ( pelo menos por nós, alunos ).
Diante de nossos olhos, a cada dia, tínhamos um herói, um conselheiro, um amigo, uma autoridade, a quem respeitávamos. E creio ser bastante comum que, mesmo após décadas, muitos são capazes de se lembrar dos nomes de seus professores ( principalmente aqueles do "primário ", hoje chamado ensino fundamental ).
Mas, heróis não têm valor!
Nos tempos atuais, os professores continuam sendo heróis. Contudo é um heroísmo às avessas.
O professor precisa ter coragem de encarar uma sala de aula sem saber se vai ser agredido ou humilhado por alunos ou, quem sabe, pelos próprios pais de determinados alunos, que conseguem respaldo em suas atitudes delinquentes através da conivência familiar.
Hoje o professor é obrigado a calar-se diante de seus alunos, pois pode ser acusado diante do ECA            ( estatuto da criança e do adolescente ) de maus tratos ou assédio moral. Submete-se a provocações, enquanto algum aluno filma no celular as suas reações.
Hoje o professor não pode avaliar o verdadeiro conhecimento de seus alunos, pois está proibido de reprovar o ano letivo de qualquer um      ( e se der alguma nota baixa terá que preencher umas dez folhas se justificando por tê-lo feito, quase atestando que ele , professor, é burro e não soube avaliar ).
Hoje o professor precisa reunir cargas horárias estapafúrdias, para ver se consegue pagar suas despesas familiares.
Hoje o professor, mais do que nunca, tem que ser um idealista, sobrevivendo dia-a-dia aos desencantos de sua arte.
Hoje o professor adoeceu psiquica e fisicamente. Sente-se um lixo varrido para qualquer canto. Não tem mais certeza de seu futuro.
Hoje o professor sabe que sua arte não tem mais valor ou reconhecimento.
Hoje, dia 15 de Outubro comemora-se o DIA DO PROFESSOR.
Mas, afinal, o que o professor tem a comemorar?
Prefiro, ainda, manter a sua imagem de herói de tempos passados, mesmo que seja um herói apenas das boas lembranças, em extinção.
Aos heróis que resistem bravamente, deixo um grande abraço e o desejo de que tudo melhore.