domingo, 26 de junho de 2011

Sopram ventos


"Às vezes ouço o vento passar;
E só de ouvir o vento passar,
Vale a pena ter nascido"
                                      Fernando Pessoa

Um fazendeiro possuía terras em uma região muito fértil, porém sujeita a tempestades terríveis. Ele constantemente anunciava estar precisando de empregados, mas a maioria das pessoas estava pouco disposta a trabalhar em fazendas daquela região, pois temiam as horrorosas tempestades que faziam estragos nas construções e nas plantações.
Procurando por novos empregados, ele recebeu muitas recusas. Finalmente, um homem baixo e magro, de meia-idade, se aproximou do fazendeiro.
- Você é um bom lavrador? Perguntou o fazendeiro.
- Bem, eu posso dormir enquanto os ventos sopram. -respondeu o pequenino homem.
Embora confuso com a resposta, o fazendeiro, desesperado por ajuda, o empregou. O pequeno homem trabalhou bem ao redor da fazenda, mantendo-se ocupado do alvorecer até o anoitecer e o fazendeiro estava satisfeito com o trabalho do empregado.
Então, uma noite, o vento uivou ruidosamente. O fazendeiro pulou da cama, agarrou um lampião e correu até o alojamento dos empregados. Sacudiu o pequeno homem e gritou:
- Levanta! Uma tempestade está chegando! Amarre as coisas antes que sejam arrastadas!
O pequeno homem virou-se na cama e disse firmemente:
- Não senhor. Eu lhe falei, eu posso dormir enquanto os ventos sopram.
Enfurecido pela resposta, o fazendeiro estava tentado a despedi-lo imediatamente. Em vez disso, ele se apressou a sair e preparar o terreno para a tempestade. Do empregado, trataria depois.
Mas, para seu assombro, ele descobriu que todos os montes de feno tinham sido cobertos com lonas firmemente presas ao solo. As vacas estavam bem protegidas no celeiro, os frangos nos viveiros, e todas as portas muito bem travadas. As janelas bem fechadas e seguras. Tudo foi amarrado. Nada poderia ser arrastado.
O fazendeiro então entendeu o que seu empregado quis dizer, então retornou para sua cama para também dormir enquanto o vento soprava.

Quando se está preparado, fisica, mental e espiritualmente, você não tem nada a temer.


Eu lhe pergunto: você pode dormir enquanto os ventos sopram em sua vida?




8 comentários:

Vida*** disse...

SIM,Qdo temos Confiança e uma Fé inabalável!!Temos nossa mente e coração protegidos por tdas as ventanias.(Tenho Pensamentos que se pudesse revelá-los e faze-los viver,acrescentariam nova luminosidade as estrelas,nova beleza ao mundo e maior Amor ao coração dos homens.)(Fernando Pessoa).

BLOGZOOM disse...

Que lição!!! Eu sempre procurei fazer as coisas com antecedencia, detesto deixar para a dita hora. Eu prefiro, como o lavrador, descansar. Eu sempre preparo o terreno antes.

beijos

Jackie Freitas disse...

Oi PD meu querido!
Linda essa história! Uma analogia perfeita para nos ensinar sobre as muitas tempestades que enfrentamos na vida. Eu penso e procuro ter como crença que, quando temos nossas bases sólidas, sobrevivemos a qualquer tempestade! Equilíbrio emocional e acima de tudo saber quem somos, na essência, para poder lidar com as adversidades. Por muitas vezes somos provados e seduzidos para que desviemos do caminho e entremos em rota de colisão com as tempestades. E elas são devastadoras se não estivermos refugiados nessa certeza de que com a fé e determinação em nós mesmos, podemos vencer tudo! Certamente não é fácil, mas é aí que tiramos as maiores lições e provas de nossa capacidade.
Grande beijo, meu amigo!
Jackie

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Caro amigo

Há palavras
e perguntas
que mesmo
depois de lidas,
continuam a ecoar
em nós,
buscando seus sentidos
ou suas respostas
no melhor
do que existe em nós.

Vida plena em teus dias.

Penélope disse...

Pois DEUS é magnânimo em SUA SABEDORIA e a nós cabe somente a FÉ.
Abraços

franciete disse...

Só venho dizer que há pessoas que saem da nossa vida por tempos indeterminados, mas que nos deixam um enorme vazio, e, uma saudade enorme. Meu querido seja sempre feliz, beijinhos de luz e muita paz

Insana disse...

Muito profunfo

bjs Insana

Unknown disse...

Amo o vento!
Mas as vezes sou acomodada demais para me preparar, e sou pega desprevenida =/