segunda-feira, 9 de maio de 2011

A miséria de cada um

Hoje escutei essa frase: “meu trabalho permite que veja a miséria emocional de muitos”



Essa frase permite reflexões importantes acerca de nossas emoções.

Se você é ser humano já sentiu medo, raiva, vergonha, tristeza, alegria, angústia em alguns momentos de sua existência.

Obviamente, todos nos sujeitamos à dinâmica da vida, que nos conduz entre circunstâncias variadas no cotidiano.

Cada um reage a essas circunstâncias conforme aprendeu desde a infância, como parte de um aprendizado e formação de personalidade.

Alguns sofrem mais que outros, mesmo diante de situações semelhantes.

Mas o que difere?

Sem dúvida, a importância que damos a uma situação faz a diferença em nossas manifestações emocionais.

Administrar as emoções é saber determinar o valor de cada circunstância.

Se fizer de todo fato cotidiano uma dificuldade ou tempestade maior do que deveria, com certeza sofrerá, mais do que precisa.

Inegável que, em algumas ocasiões, nossas respostas emocionais serão proporcionalmente valiosas, como um verdadeiro mecanismo de defesa, permitindo-nos a sobrevivência.

Muitas vezes, o limite entre sanidade e adoecimento é tão tênue que mesmo quem sofre esse processo psíquico não se atenta para o fato.

Assim, o sofrimento emocional inicia sua trajetória contumaz, determinando a miséria particular de cada ser humano.

Cada um sabe a dor que sente e tem convicção de que é a pior possível a um ser humano.

A sua dor é a maior de todas, até que tropece no calo emocional de alguém e descubra que a dor é sempre algo individual.

Dor, seja física ou emocional, sempre será algo tão particular e impalpável quanto saber definir.

Enfim, a possibilidade do contato com o sofrimento alheio sempre nos possibilitará saber que, muito além de nossas misérias emocionais, há outras piores.

9 comentários:

franciete disse...

Meu querido amigo venho deixar um beijinho no seu coração, que a nossa amizade perdure no tempo e no espaço.

Jackie Freitas disse...

Olá PD querido!
Acabei de comentar um texto onde coloquei a importância em se administrar as emoções. Estou lendo o livro do Dr. Augusto Cury que trata sobre esse assunto e é muito interessante perceber como reagimos, de diferentes modos, às tantas emoções! Também acho que a dor e o sofrimento é algo particular, onde cada um conduz a sua intensidade... Costumo dizer que depende do olhar de cada um, porque afinal, olhamos ao redor e vemos muitas vezes, dores maiores que as nossas e pessoas as gerenciando de um modo mais sereno... Sempre escutamos as pessoas reclamarem de suas dores e sofrimentos, como se isso fosse "benefício" apenas de alguns escolhidos, e aí, nos perguntamos o que nos diferencia uns dos outros? É justamente o modo como enxergamos e lidamos...
Grande beijo, meu querido! Maravilhosa reflexão!
Jackie

ValériaC disse...

É meu amigo, experienciar a vida é sempre algo muito particular, muito unico, apesar dos sentimentos e emoções levarem o mesmo nome, cada qual sente a sua própria maneira.
Uns tem mais estrutura e conseguem lidar melhor com as situações e dores da vida, outros, são mais frágeis e a vida vai trabalhando cada um, sempre com o objetivo de extrair o melhor de todos, de proporcionar crescimento e despertar.
Está lindo seu espaço amigo...beijos...
Valéria

*lua* disse...

PD saudades deste teu sítio emocional

A máxima: "A dor é inevitável e o sofrimento opcional" Serve para todos os tipos de dores. Jamais saberemos o real peso da dor em determinada pessoa, apenas a nossa. Mas quando a sociedade nos julga, de todo não será ruim, pois somos incentivados mesmo que pela ignorância alheia, a nos superar e assim, podermos vencer algumas batalhas na grande guerra que é viver.

Beijo querido!

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Caro amigo

Palavras perfeitas.
Entender a vida,
passa sempre
por entender o outro,
e ao entendermos
o outro,
também nos entendermos
como pessoas verdadeira
que somos.

Que haja sempre
estrelas em teu coração.

BLOGZOOM disse...

Saudades de voce.... Como vai?

Este texto é excelente, eu me vi um pouco nele. Quando vc menciona:
sobre o grau de importância que damos às situações e que isso fará diferença nas manifestações emocionais, sabe, eu sou muito emotiva. As vezes coisas que parecem menos para uns, para mim, é maior. Depende o quanto o meu emocional pode estar envolvido. Se não estiver, eu consigo ser totalmente fria, não digo de ser indiferente, mas capaz de solucionar o que não está agradando de maneira mais tranquila.

Perfeito: "Administrar as emoções é saber determinar o valor de cada circunstância."

Pois bem, esta balança racional é importante para que não troquemos "os pés pelas mãos" e assim conseguiremos pensar antes de agir de maneira equivocada.

Beijos

BLOGZOOM disse...

Facilitei nosso contato: me inscrevi no seu blog! Agora passarei a receber atualizações. E ainda estou lhe seguindo no Facebook.

BEIJOSSSSS

taisoila disse...

É,isso acontece inumeras vezes com muitas pessoas,eu não preciso trabalhar na área para ver o sofrimento de muito...pois ao meu redor já presenciei situações desisperadoras, e infelizmente a inumeras...sabe..as vezes me sinto de mãos atadas,a vontade eh imensa de poder ajudar e talz..mas me sinto impotente pois muitas coisas que queria resolver não está ao meu alcance,mas no que posso ajudo sempre com um prazer enorme! sei lá eh de mim ja o ser voluntário,gosto de ver as pessoas bem e felizes..infelizmente há muitos passando por muitos perrengues isso é triste!

Samanta disse...

Olá PD !!!

Que belo texto !!
Muito verdadeiras as colocações.
Todos temos problemas e desafios ao longo da vida, e na maioria das vezes achamos que os nossos são os piores, os mais importantes e mais urgentes, mas se prestarmos atenção ao nosso redor, veremos que não é bem assim.
Por isso é muito importante a forma como encaramos nossos desafios e também como somos generosos com os problemas alheios, sem ser invasivos, afinal como colocado no texto, cada um tem sua dor única e particular que merece respeito.

Um abração e boa semana !