quarta-feira, 20 de abril de 2011

A arte de Viver


Amanheceu um dia lindo, o sol brilhava e iluminava o jardim cheio de flores, cada qual mais imponente e perfumada que a outra. Começava, enfim, a primavera.
Havia rosas desabrochando, papoulas excitadas, jasmins que balançavam ao vento, margaridas em grupos, violetas excêntricas.

O jardim mais parecia uma festa à luz do dia.

Todos que ali passavam admiravam a riqueza daquele instante, a profundidade daquele momento e podiam sentir aquele aroma que trazia paz.
O colorido era maravilhoso, rosas vermelhas, margaridas amarelas, violetas roxas....tudo perfeito, tudo completo.

A grama completava aquele cenário irretocável e os raios de sol pousavam para emoldurar aquele momento.

Chegou então o jardineiro, para dar amor e carinho àquelas flores, fazendo o seu serviço em silêncio.
Podou, regou, plantou novas sementes, quando de repente percebeu que era observado por alguém que lhe disse:

- Que belo jardim, você é um artista, conseguir manter assim tudo perfeito, é uma arte.

Ele então respondeu:

- ...mas não está tudo perfeito! Olhe ali no centro do jardim, está vendo aquela orquídea? Ela está triste, ela está chorando, ela está sofrendo muito.

- Mas você consegue enxergar isso? Eu não estou conseguindo perceber, ela me parece tão linda!

- Você não consegue perceber, porque a beleza que ela traz por fora esconde a tristeza que ela carrega por dentro, mas eu posso perceber, porque os meus olhos, moram no meu coração e é só por isso que sou um artista.

Conservar a beleza de um jardim, não é ser artista, ser artista é perceber, entender, aceitar e sentir a tristeza de uma única flor que se esconde no meio de tantas.

Arte não se aprende na escola, não obstante possa ser aprimorada em determinados cursos. Ser artista não se restringe a pintar telas com traços perfeitos, cantar com voz afinada ( ou não, em alguns casos ), escrever livros com pensamentos filosóficos ou encenar algum papel nos palcos. Arte envolve principalmente sensibilidade, paixão, um desempenho extraordinário e único naquilo que você se dispõe a fazer, o que, convenhamos, está aquém de rótulos e aprendizados. Ser artista é saber lidar com substratos, muitas vezes impalpáveis. Ser artista é saber lidar com seus próprios sentimentos e emoções, saber cultivar seus jardins emocionais. Ser artista é ver a criação ou a existência daquilo que se propõe com o melhor de si mesmo.

E você? Quanto tem se desempenhado na arte de viver?

4 comentários:

ValériaC disse...

Somente o apurado olhar do amor, faz toda a diferença, percebe cada nunce, cada detalhe...
Meu amigo, que saudades...
Tenha um ótimo feriado e feliz Páscoa...beijos
Valéria

Vida*** disse...

È no orvalho das pequenas coisas,que o Amor encontra o seu alvorecer. (Khallil Gibran) Deus ilumine e abençõe cda vez mais vc e tda a sua Familia. Paz e Luz sempre.Que o nosso jardim floresça cda vez mais no mais sublime das relações de tdos os seres.Fraternidade na corrente do bem maior em Cristo Jesus.

Jackie Freitas disse...

Olá meu querido!
Salve!!! Bem vindo novamente!
Linda mensagem e concordo plenamente que o verdadeiro sentimento é aquele que nasce no coração e que permite, através dele, que percebamos as tantas riquezas que nos cercam... Viver é uma arte e só se vive em harmonia quando deixamos o coração como mensageiro e intérprete de todos os sentidos...
Lindo, adorei!
Grande beijo,
Jackie

-*Vera Luz*- disse...

Olá!

Nestas palavras maravilhosas podemos perceber a essência trazida em cada ser humano, o Amor! Derramado com sabedoria, transmitindo a elegância da Alma na forma humana! Maravilhoso quando podemos observar e aprender para tratar cada qual em seu momento e situação, dedicando toda nossa atenção e carinho!

Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-