terça-feira, 3 de agosto de 2010

Passagens mitológicas

A mitologia grega é fascinante. E uma das divindades mais ecléticas foi Apolo.
Filho de Zeus, era considerado a divindade mais importante e imponente, depois de seu pai.
Dentre tantas narrativas e passagens relacionadas a esse deus de Luz, encontramos amores e desamores. E há uma bela história, que se segue: 


The death of Hyacinthos - Jean Broc


"Na mitologia grega, Jacinto era um jovem mortal muito amado pelas divindades, principalmente por Apolo que o seguia aonde quer que ele fosse. Certa vez em que ambos se divertiam com um jogo, Apolo lançou o disco com tal habilidade para o céu que Jacinto, olhando admirado, correu para o apanhar, ansioso por fazer a sua jogada. Zéfiro (o vento oeste) também amava o jovem e, enciumado pela preferência por Apolo, mudou a direção do disco para que este o atingisse. Ao bater na testa de Jacinto, o disco fez com o jovem caísse morto naquele instante. Apolo correu em desespero até ele e com toda sua habilidade médica tentou reavivar o corpo de Jacinto, mas a sua cura estava além de qualquer habilidade.

Apolo se sentiu tão culpado por sua morte que promete que Jacinto viveria para sempre com ele na memória do seu canto. Sua lira celebraria-o, seu canto entoaria a canção de seu destino e ele se transformaria numa flor. Assim, o sangue de Jacinto que manchara a erva, se transforma numa flor de um colorido mais belo que a púrpura tíria. Uma flor muito semelhante ao lírio, porém, roxa. Nela foi gravada a saudade e o pesar de Apolo com o lamento "Ai! Ai!" que ele escreveu na flor, como até hoje se vê. A flor carrega seu nome e renasce todas as Primaveras relembrando o seu destino."




6 comentários:

ValériaC disse...

Que linda estória mitológica amigo...que flor linda...faz jus a esta bela estória...
Beijos...
Valéria

*lua* disse...

O ciúmes ... algo tão humano e tão desumano ... não me é aceitável o cíúmes como prova de amor, nem pequeno nem grande, por hora prefiro aceitar que quando sentimos pouco ciúmes, apenas queremos privar um pouco o ser amado! Adorei PD (gostei da sigla rss)

Alma Aprendiz disse...

Que lindo!
Acho uma maravilha estas histórias mitológicas!
Beijos

Insana disse...

belo Texto

bjs
Insana

Valdeir Almeida disse...

Olá,

Obrigado pela mensagem que deixou no meu blog quando precisei me ausentar. Agora estou de volta.
Abraços.

Lucinha disse...

Olá!! Boa noite!! Muito obrigada pela visita ao meu blog e por ter virado seguidor.

Vim visitar o seu e gostei!!!

Este texto sobre Mitologia me chamou a atenção porque me interesso por este assunto. Sempre que tem algo relacionado, paro para ler, ver, ouvir...

Muito bom!!!

Abraços

Fique com DEUS e tenha um excelente domingo amanhã !