terça-feira, 22 de junho de 2010

Seus valores

Um avarento tinha enterrado seu pote de ouro num lugar secreto do seu jardim. E todos os dias, antes de ir dormir, ele ia até o ponto, desenterrava o pote e contava cada moeda de ouro para ver se estava tudo lá. Ele fez tantas viagens ao local que um ladrão, que já o observava há bastante tempo, curioso para saber o que o avarento estava escondendo, veio uma noite, e sorrateiramente desenterrou o tesouro levando-o consigo.
Quando o Avarento descobriu sua grande perda, foi tomado de aflição e desespero. Ele gemia e chorava enquanto puxava seus cabelos.
Alguém que passava pelo local, ao escutar seus lamentos, quis saber o que acontecera.
“Meu ouro! Todo meu ouro!” chorava inconsolável o avarento, “alguém o roubou de mim!”
“Seu ouro! Ele estava nesse buraco? Por que você o colocou aí? Por que não o deixou num lugar seguro, como dentro de casa, onde poderia mais facilmente pegá-lo quando precisasse comprar alguma coisa?”
“Comprar!” exclamou furioso o avarento. “Você não sabe o que diz! Ora, eu jamais usaria aquele ouro. Nunca pensei de gastar dele uma peça sequer!”
Então, o estranho pegou uma grande pedra e jogou dentro do buraco vazio.
“Se é esse o caso,” ele disse, “enterre então essa pedra. Ela terá o mesmo valor que tinha para você o tesouro que perdeu!”


Esopo




9 comentários:

*lua* disse...

É como o amor que habita dentro de cada um de nós, independente de como cada um de nós somos, a diferença está em usá-lo e não usá-lo ... tem alguns que nem sabem que tem, outros economizam a si e para os outros, ainda há os que utilizam como moeda de troca, ou não usam apenas por medo! beijo bo seu coração!

Unknown disse...

Bem, ainda bem que isso é um conto, não existe pessoas assim ..rsrsrsr

Jackie Freitas disse...

Olá!
Muito boa essa história! Quando damos mais importância aos bens materiais, enterramos , sem dúvida, os verdadeiros valores, alimentamos o nosso ego e deixamos que ele mesmo nos devore...
Grande beijo,
Jackie

ValériaC disse...

Amigo, é um acertado conto, a nos mostrar como podem ser estranhos, e tantas vezes, equivocados, os valores que cada um dá em tudo na vida.

Um abraço carinhoso pra ti...
Valéria

franciete disse...

Amiguinho, estou a comemorar 20.000 visitas no lamentos, e fiz um mimo para dizer, que é graças aos meus amigos que estas visitas existem. Gostava de poder partilhar com todos os meus amigos beijinhos de luz e paz

Juci Barros disse...

Perfeito!
Beijos.

*lua* disse...

Passando para deixar meu beijo de ótimo final de semama!

Insana disse...

Profunfo e belo e intenso..

bjs
Insana

franciete disse...

Meu querido estou passando para lhe dar os meus parabéns pela selecção
Brasileira, grande abraço de amizade.