terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O boi de cada um



Conta uma história da tradição budista que, um monge entrou em um vilarejo montado em um boi, e os habitantes da vila lhe perguntaram onde estava indo.
Ele então respondeu que estava em busca de um boi.
As pessoas se entreolharam, intrigadas, e então começaram a rir. O monge se foi. No dia seguinte, de novo montando um boi, o monge voltou ao vilarejo. E de novo as pessoas lhe perguntaram o que buscava.
"Procuro um boi", foi novamente a resposta. Outra vez o monge se foi, em meio ao riso de todos.
No terceiro dia o fato se repetiu: "o que busca?" e o monge, montado no boi, disse ser um boi o que buscava. Só que a piada já perdera a sua graça e as pessoas protestaram, dizendo: "olhe aqui, você é um monge, supostamente uma pessoa santa, sábia, e mesmo assim você vem aqui à procura de um boi quando, o tempo todo, é sobre um boi que você esta sentado." ao que replicou o monge: "também assim é a sua procura de Deus." e assim é conosco.

Tantas e tantas vezes saímos em busca de algo que estava conosco o tempo todo, sem que nos déssemos conta. 

Achamos que a nossa realização está em outro trabalho, outra profissão, outra família, outros amigos. E chegamos por vezes a partir em uma busca inútil quando, se olhássemos com um pouco mais de atenção - talvez com um pouco mais de boa vontade - para aquilo que já temos, descobriríamos que o " boi" que tanto procurávamos estava nos carregando todo o tempo.

É preciso olhar para frente, traçar metas, segui-las. Mas sem perder a noção do potencial de realização e felicidade que esta bem aqui, na nossa realidade presente. 

Se você aprender a olhar para sua própria vida, pode descobrir que sua esposa, ou seu marido, ainda conserva muito daquilo que fez você se apaixonar há 10, 20, 50 anos.
Que sua profissão continua tendo muito em comum com suas idéias de vida - apesar de seu desgaste, de seu cansaço.
Que seu trabalho ainda guarda chances e as perspectivas que tanto prometiam. Estão apenas um tanto encobertas pela poeira do tempo que passou, enquanto você esteve ocupado demais para aproveitá-las.

A felicidade é tão perseguida. Mas muitas, muitas vezes, sofremos e choramos sentados sobre ela.

5 comentários:

Jorge disse...

Meu amigo,

Bela história.
A felicidade, tão perta do coração, mas tão longe dos nossos olhos.

Abraços,

angela disse...

Grande verdade!
beijos

Vida*** disse...

Muita Paz e Luz!!! Que Deus em sua gde misericórdia...Traga Proteção e muito Amor...para tda a sua Familia!!! O ser humano se tornou um número!! Somos codificados, como se fossemos um chip!! Temos que cuidar de nosso animalzinho com carinho, pois ele será eternamente fiél a nós em tda a nossa existência!! Um abço carinhoso de*** LUZ***

Anônimo disse...

Certíssimo.
Às vezes temos a oportunidade de vivenciar situações que nos comprovam isso.
É uma das melhores maneiras de valorizar o que temos.
Grande abraço

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Por que o caminho de volta a si mesmo é tão difícil. Que força centrifuga nos joga pra tão longe? Só a luz da consciência desse fato pode frear esse movimento e reverter nossa busca. Um abraço e obrigado pela oportunidade de reflexão que seu texto sugere.