domingo, 1 de novembro de 2009

Odisséia do primitivismo



Vive-se em uma sociedade hipócrita, rotulante, que aponta o dedo e esconde preso em suas costas outros tantos males ou erros, que se repetem ao longo de sua história.
Essa situação vexatória da universitária, que esteve nas últimas notícias da mídia, abre um leque muito vasto de debates socio-filosóficos.
O que é a sociedade hoje?

Que labirintos somos nós? 

Onde permeiam as noções de caráter, moral e ética?

Que violência é mais reprovável? Dos jovens, da mídia, do Estado?

Esse fato da universitária fez-me relembrar imediatamente Kubrick e seus excelentes "Laranja Mecânica" e "2001, uma Odisséia no espaço". Não há como não pensar nestes filmes.

Será que o primitivismo demonstrado na cena dos macacos (2001, Odisséia) mudou ou está apenas travestido em uma pseudo-liberalidade-moderna? 

A sociedade caminha, apressadamente, para a extinção de valores e da própria humanidade. O ser humano é, creio, a única espécie animal na Terra, que age com Crueldade.
Temos uma sociedade voyerista, ignorante, que adora "reforçar seu intelecto e cultura" assistindo programas na TV, com mulheres seminuas, cultuadas como frutas comestíveis ( que se come e joga a casca ou o bagaço fora)--e aqui cabe um adendo à integridade e preservação feminina, que vem se perdendo e desvalorizando.
Essa mesma sociedade adora assistir histórias folhetinescas na TV que mostrem cenas de violência, traições, insinuações de sexo, com cenas claras --e cabe aqui um adendo à integridade e educação de nossos filhos. Se teu filho não assisti, uma vez que você tenta poupá-lo, com certeza ouvirá histórias na escola que você tentou preservá-lo de ouvir
A mídia, infelizmente, colabora e compactua com toda essa degradação.
Mas essa mesma sociedade hipócrita não aceita a moça, que trabalha vestida em calça comprida, dignamente em uma mercearia durante o dia, e resolve ir à universidade com minissaia( que por sinal, nem era tão curta ).

A universidade tem culpa nessa história?
A exposição danosa que essa moça sofreu têm preço?
Qual será o primeiro programa de TV que armará o circo para entrevistá-la?

Enfim, como disse o Marquês de Maricá,
"A intolerância irracional de muitos escusa ou justifica a hipocrisia ou dissimulação de alguns."

4 comentários:

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

AMIGO, POR SER ALHEIO AO MEU CONHECIMENTO VOU DEIXAR O MEU COMENTÁRIO PARA QUEM DE DIREITO E QUE O CONHEÇA BEM DE PERTO. MAS NÃO DEIXAREI DE CERTEZA, DE VIR SEMPRE AQUI, PARA LHE DEIXAR SEMPRE O MEU BEIJINHO DE LUZ, PARA SI
UM GRANDE BEM-AJA

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Amigo me desculpe, mas fui roubar a sua rosa e fiz uma dedicatória a uma grande amiga também brasileira amiga que eu tanto adporo.
Espero que não fique triste comigo tá beijinhos de luz para o meu amigo.

angel disse...

Infelizmente a sociedade é hipócrita e a mídia ajuda a torná-la burra.
A tão falada dualidade existe para tudo. Tudo tem a sua contrapartida: bem e mal, verdade e mentira, sabedoria e ignorância...
A mídia é a grande responsável pela difusão daquilo que poderíamos chamar de cultura de massa mas acabou foi massificando a cultura e reduziu-a a mero espetáculo circense onde o próprio ser humano é a besta-fera apresentada para delírio de gladiadores prontos a execrar por qualquer motivo, mesmo que banal. Pessoas que não tem idéia formada, que acham que devem fazer tudo para tornarem-se parecidos aos demais, para serem aceitos, são personagens deste teatro onde um dia fazem o papel de protagonistas outro de antagonistas.
Quem vai entender a cabeça do "ser humano".
Adorei seu blog e seus artigos.
Voltarei mais vezes, adoro aprender.
Vi que é amigo de Graciete, minha amiga querida.
Abraço
angel

ana bessa disse...

Obrigado, pela visita e pelo comentario no Jardim Fascinante...Um abraço