segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Borboletas que voaram...



No século XI, exatamente entre 1024 e 1033 D.C., em Cluny, França,  instituiu-se a comemoração dos mortos em 2 de Novembro, estabelecendo a ligação deste dia ao chamado dia de todos os os santos. O dia de todos os santos foi criado pela Igreja Católica Romana em 835 D.C. e comemorado no dia 1 de novembro em honra dos mortos, mas foi o abade beneditiano Odílio (962-1049 D.C.), de Cluny, que modificou e substituiu o tal dia de finados, que seria um dia reservado às orações pelas almas no purgatório. O dia de finados começou a ser aceito por Roma em 998 D.C., juntamente com a celebração do dia de todas as almas, e foi oficializado no início do século XI, sendo cristalizado já no século XX.
A festa dos espíritos era celebrada pelos celtas em 1 de Novembro. Nessa data os celtas ofereciam sacrifícios para libertar os espíritos que eram aprisionados por Samhain, o príncipe das trevas. O império romano também absorveu o dia de pomona, dos gauleses, transformando as duas festas numa só. Posteriormente, a Igreja Católica Romana tomou a data para celebração do dia de todas as almas, absorvendo as comemorações "pagãs".

Obviamente, as mais variadas crenças religiosas têm sua visão e maneira de pensar sobre a morte e essa data dedicada aos mortos.

Não é, porém, indispensável comparecer ao cemitério para homenagear o ente querido que partiu. A visita ao túmulo é um modo de manifestar que se pensa a respeito do espírito ausente – serve de imagem, mas é a prece que santifica o ato de lembrar, pouco importando o lugar, se ela é ditada pelo coração.
Acima de tudo, mais importante nessa data é fortalecer o pensamento de que não estamos aqui a passeio. 

Por quais valores devemos nos pautar?
Como devemos viver? 
Qual a melhor bússola a nos guiar?

Somos espíritos imortais, rumando à perfeição, tentando aprender e evoluir dia-a-dia, construindo passo a passo nossa estrada redentora de autoiluminação.

3 comentários:

Unknown disse...

Gostei mais uma vez da sua postagem, são sempre lições de que vamos sempre tirando proveito. E nos enriquece a nossa cultura.
Mas vou deixar aqui uma graça que eu conheço desde miúda, só mesmo por graça.
Havia um homem, que ficou a dever dinheiro a outro, e quando o sujeito lhe foi para cobrar a divida ele disse: eu só lhe pago no dia de S. nunca á tarde. Então quando chegou o dia de todos os Santos o credor lhe apareceu e disse: é hoje que me pagas é dia de todos os Santos, também cá está o S. Nunca.
Tenha uma boa noite, e receba o meu beijinho de luz em seu coração

falando.com (quem quiser ouvir) disse...

Olá,

Obrigado pelo comentário! Gostei dos esclarecimentos sobre o dia de finados!
Como sempre digo aos amigos dos blogs, sempre fico satisfeito quando encontro boas fontes de aprendizado.

Abraços,

Fernando.

Rosani disse...

Olá! Fernando

Eu nas minhas andanças pelos blogs, cheguei até aqui...fiquei encantanda com as suas postagens...exaltando beleza da vida, da alegria e da fé.
Parabéns

beijos,