segunda-feira, 4 de maio de 2009

A escolha é individual


Viver ou existir - qual a sua opção?

"Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso." Michael Jordan, maior jogador de basquete de todos os tempos.
Erros e fracassos fazem parte da construção do sucesso.
Conversando, trocando idéias com diversas pessoas de sucesso nas suas respectivas áreas, descobri que a única coisa que existe em comum entre essas pessoas é que todas possuem histórias de grandes erros e fracassos em suas trajetórias.
Acomodação não é compatível com sucesso e, segundo Albert Einstein: "quem nunca cometeu um erro, nunca tentou algo novo".
Todas as pessoas bem sucedidas, quer esportistas, empresários, banqueiros, industriais, sem qualquer exceção, já sentiram o amargo gosto de uma derrota.
Até em nossa vida amorosa sofremos derrotas, ou será que você nunca tomou “um fora”?
Aprender com as derrotas, erros, reconhecendo, assumindo e entendendo ela se reverte em parte do caminho da vitória, do sucesso.
Para você, conformado, vai aí outra história de fracassos e derrotas que viraram vitórias e sucesso:
Cafú, único jogador do mundo a disputar três finais consecutivas de Copa do Mundo, tornando-se bicampeão mundial e um dos jogadores mais vencedores no mundo do futebol, foi rejeitado em doze "peneiras" antes de entrar para as categorias de base do São Paulo Futebol Clube, o mesmo São Paulo que já o tinha dispensado em quatro oportunidades anteriores.
O que você acha de substituir a história de Cafú pela seguinte frase: “Nenhuma derrota, derrota quem nasceu para vencer!”
Ei você! Você mesmo que esta lendo, será que você não nasceu para a vitória?
Erros e acertos, derrotas e vitórias, fracassos e sucessos só fazem parte da vida dos que tentam, arriscam, expõem-se e buscam a realização de seus sonhos, de maneira apaixonada, corajosa, planejada e sem medo de ser feliz.
Ou você também vai formar fila com aqueles infelizes que não conhecem vitórias nem derrotas?
É impossível não escolher caminhos equivocados algumas vezes."Vivendo e aprendendo a jogar, nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar..."
Parece até uma música de sucesso, errar faz parte do aprendizado da vida. Porém, o erro dever vir acompanhado da responsabilidade e do aprendizado.
GANHA O JOGO da vida e dos negócios quem acerta mais, apesar de ter errado muito.
Errando, seja inteligente para admitir que errou, humilde para assumir a responsabilidade, esperto para consertar o resultado e sábio para incorporar o aprendizado. Errar é próprio do homem, mas perseverar no erro é coisa dos tolos.
Também temos a oportunidade de aprender com os erros dos outros, não podemos cometer esses mesmos erros, temos tantas opções de escolhas para erros novos, você não acha?
Convoco todos a tentarem realizar feitos grandiosos em suas vidas, pessoais ou profissionais.
Ou você esta com medo de errar e prefere ficar sempre “espiando atrás da porta”?
Acredite: fazer e errar é experiência, enquanto não fazer ou não tentar é que é o verdadeiro fracasso.
A liberdade de errar é vital se você quer ser bem sucedido. Erre, erre e erre novamente, mas cada vez menos, menos e menos e em situações diferentes.
Faça um balanço da sua vida!
Dia desses fiz da minha, e descobri que é melhor “1 minuto de vermelho” do que “uma vida de amarelo”.
E você vai amarelar?
Já sei! Você se acomodou, a situação e posição esta confortável e estável, por que então vou mudar, mesmo que esta estabilidade seja infeliz, estressante e enfadonha! Seu “café com leite”! Esta na hora de “sair de trás da porta”!
Ouse, construa a realização dos seus sonhos, pague o preço que for preciso, arrisque, somos do tamanho dos nossos sonhos.
Saiba que nem todo trabalho terminará com sucesso, nem todo relacionamento resistirá às diferenças, nem todo amor durará eternamente, nem todo esforço será completo, nem todo sonho será realizado, mas temos o dever e o direito de errar para acertar, perder para ganhar, cair para levantar!
Enfim, de fracassar para ter sucesso!
“Viver intensamente é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe!”
Será que você vive ou existe?

Nenhum comentário: