sexta-feira, 1 de maio de 2009

A Beleza da Vida


Certo dia, um chinês chamado Lailai tomou uma resolução: iria dedicar sua vida à meditação. Decidiu que iria para um mosteiro no alto de uma grande montanha, com objetivo de encontrar a iluminação.Viajou muitos dias e, ao chegar em frente ao portão principal do mosteiro, encontrou aquele que seria o seu mestre. Lailai foi recebido com muito amor pelos monges que há muitos anos viviam por lá.

E dizia a todos:- Vim para buscar minha iluminação.

Passados alguns anos, o monge Lailai começou a ficar descontente com a sua situação, pois não conseguia encontrar o caminho da luz.

Procurou o mestre e disse-lhe:- Amado mestre, ensinaste muitas coisas belas e importantes nesta minha caminhada, mas ainda não consegui alcançar a iluminação em minha vida. Quero desistir da vida de monge e voltar para a minha aldeia.

E o mestre respondeu:- Tudo bem, Lailai. Já que você está desistindo desta vida de meditação, quero lhe acompanhar na descida da montanha. Amanhã, às 4 horas da manhã, estarei esperando no portão principal do mosteiro.

No horário marcado, Lailai encontrou o seu mestre. Ao sair do mosteiro, este perguntou a Lailai:- Querido filho, o que estás vendo neste momento?

Respondeu Lailai.- Mestre, vejo o orvalho da madrugada, o cheiro da flores, o céu estrelado e uma lua maravilhosa.

Continuaram descendo a montanha. Passada uma hora de caminhada, o mestre pergunta:- E nesta parte da montanha, o que está vendo?

Respondeu Lailai:- Vejo os primeiros raios de sol, escuto o canto dos pássaros e sinto a doce brisa da manhã penetrando em todo o meu ser.

E assim continuavam a descer a grande montanha. Passadas algumas horas, o mestre voltou com a mesma pergunta, e Lailai assim respondeu:- Mestre, neste trecho da montanha sinto o calor do sol, o som do riacho, o orvalho evaporando e os animais silvestres em harmonia com toda a natureza.Seguiram a caminhada. Chegaram ao pé da montanha ao meio-dia.

E mais uma vez, o mestre fez a mesma pergunta, e Lailai respondeu:- Mestre, vejo como a montanha é bela, as árvores da floresta, o riacho doce que circunda o vale, o camponês cuidando da plantação de arroz. Vejo também uma criança feliz brincando com o seus amigos.

Então o mestre lhe falou:- Agora você já poderá voltar para o mosteiro.Espantado, Lailai perguntou qual seria a razão da volta ao mosteiro.

Respondeu o mestre:- Porque você já encontrou a Iluminação.- Como assim?- Muito simples. Em cada etapa da descida da montanha você percebeu a importância de cada detalhe da natureza, compreendendo os seus sons, seus odores, suas imagens, suas cores e sua vida.

Assim é que devemos ver e interpretar esta longa caminhada. A isto tudo, nós chamamos de iluminação.A cada degrau da vida, veja a beleza que ela oferece.

Nenhum comentário: