terça-feira, 20 de julho de 2010

Consciência prisioneira

Nunca se assistiu a tanta violência na televisão como nos dias atuais. Não obstante a enormidade de tempo que crianças e adolescentes das várias classes sociais passam diante da TV, é lógico o interesse pelas conseqüências dessa exposição. Até que ponto a banalização de atos violentos, exibidos dentro dos lares, diariamente, dos desenhos animados aos programas de "mundo-cão", contribui para a escalada da violência urbana?
Inúmeros estudos demonstraram a existência de relações claras entre a exposição de crianças à violência exibida pela mídia e o desenvolvimento de comportamento agressivo.
Quanto acrescenta às nossas vidas e de nossos filhos a enxurrada de notícias sobre violência?
O que fazemos a respeito?
Somos prisioneiros? ....Onde está sua consciência?




"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência."

[Ghandi]

10 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog e suas reflexões! São muito boas! Parabéns! Já estou seguindo!

BLOGZOOM disse...

Eu andei questionando o motivo de ver tanta violencia e tristeza na TV, mas é um retrato do que na verdade estamos vivendo, um mundo cada vez mais agressivo, competitivo, individualista, que fala sobre o amor e respeito e na verdade, pouco se faz.

Geraldo Voltz Laps disse...

Eu acompanho a tevê a um muito tempo de uns 10 anos para trás virou um lixo.. pouco conteúdo aproveitável, muita pornografia, sensualidade, valores distorcidos e claro violência gratuita.

Não quero colocar lentes que nublem nossa realidade, mas exigo que tem um pouco de qualidade. Está cada vez mais dificil, tenho evitado ver tevê aberta e migrando para a tv por assinatura e séries que façam rir.

Assim meu fígado não sofre tanto.

Abraço

*lua* disse...

Querido,
Há muito venho questionando um novo padrão saudável de família. Pois a antiga (pai, mãe, filhos) realmente ficou para trás, juntamente com o amor, educação, cidadania e tudo o que é necessário para nos tornarmos gente. Então hoje não vejo nada substituindo essas perdas, ou melhor dizendo, vejo, a televisão, um aparelho movido pelo capitalismo e podridão da civilização. Vc querido, saberia me dizer para onde nossa educação está caminhando? (digo, quem serão responsáveis por nossas crianças sem pais? a escola?) Beijo

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Caro amigo

Hoje estou passando para agradecer
a sua amizade.
Amizade que torna a vida preciosa.
Que enche de cores as minhas palavras.
Que me faz ainda mais feliz,
com o afeto distribuído
a cada visita,
a cada comentário
e a cada palavra escrita
no livro dos meus dias.

Sua amizade me faz melhor.

gorettiguerreira disse...

Quanta emoção receber um comentário desse espaço.
É muito inteligente esse Blog. Um luxo.
Bjs de luz.
Goretti

Atena disse...

Já faz algum tempo que a violência se banalizou nos meios de comunicação, mas isso só vai mudar com a mudança de consciência das pessoas. A mídia exibe porque tem quem veja.
Para os que tem cabeça só resta não olhar e proibir os filhos de olhar também. É triste assim.
abçs

Regina Rozenbaum disse...

Vim agradecer sua visita e conhecer-lhe. Como não sei seu nome,vou chamá-lo(?)amigo como tantos outros, amados, que já pude ver, estão também aqui. Me sinto mais à vontade. Quanto à violência, é assunto looooongo e que, infelizmente, se tornou "usual", quase "normal". Mas penso também que, se cada um de nós, por pequenos que sejamos, fizermos um pouquinho... teremos um MUNDO MELHOR!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Rike disse...

Olá!
Acho que isso acontece por um motivo: audiência! Hoje, faz-se tudo por ela. Mas também não podemos nos enganar, eles só passam porque quremos ver!
Qbrigado pela atenção lá no blog!
Abçs!
Rike.

Unknown disse...

Chegamos a um ponto que nos questionamos se é bom ou mau tanta informação, todos gostamos de saber noticias mas elas aparecem ficamos revoltados com tanta violência.
Se não sabemos somos ignorantes, se sabemos também não era preciso nos massacrarem com tudo isto, tudo isto faz parte da liberdade de expressão.
Beijinhos de luz e paz