quinta-feira, 30 de abril de 2009

Centros Energéticos

CHACRAS




Os centros enérgicos da saúde plena: física, mental, emocional e espiritual




A palavra chacra, do sânscrito, significa roda e evoca o caráter dinâmico desses centros magnéticos, que, segundo o hinduísmo, captam, armazenam e distribuem a energia. Relacionados a órgãos e glândulas, eles têm importância decisiva para a nossa vida mental e espiritual, influenciam nossas emoções e são influenciados por elas. Atuam,então,diretamente sobre a nossa disposição e alegria de viver. Os sete principais estão localizados entre a base da coluna e o topo da cabeça, em áreas de confluência de mais de 70 mil nadis - rios de energia (comparáveis aos meridianos da medicina chinesa). Quando seu fluxo é bloqueado, surgem as doenças. "Aí, não apenas a saúde física fica comprometida como também todo o nosso desenvolvimento, pois na tradição indiana, berço desse conhecimento, matéria e espírito são inseparáveis". E o que pode bloquear os chacras? "A má qualidade do ar ou da alimentação,o sedentarismo e os tumultos internos são verdadeiros ladrões de energia". Os mestres hindus receitam ioga e meditação contra o desequilíbrio, mas é possível ativar os chacras com atividades físicas, atitudes adequadas no dia-a-dia e terapias específicas, que envolvem mantras (cânticos devocionais) ou mentalização de cores. Não faz sentido, por exemplo, achar que problemas cardíacos podem ser resolvidos apenas com meditações que ativam o chacra dessa região. Para nos abastecer, os chacras captam a força vital (prana) e espiritual (kundalini). Na verdade, trata-se da mesma energia, que se manifesta de modos diferentes e é obtida por meio do ar, luz solar, água, alimentação e pelo desenvolvimento da consciência. Os pranayamas, exercícios respiratórios da ioga, purificam nossos canais, favorecem a absorção dos nutrientes e o despertar da kundalini. Segundo a tradição tântrica, essa força mora dentro de nós, mas em estado latente.Adormecida no primeiro chacra, ela deve ser conduzida até o sétimo, integrando as polaridades feminina e masculina, representadas respectivamente pela deusa Shakti, considerada a mãe de todas as formas, e o deus Shiva, portador da consciência plena. "Poderemos dar um salto quando conseguirmos desenvolver o chacra cardíaco, aprendendo mais sobre o amor incondicional." A seguir, apresentam-se as características de cada chacra, de acordo com O LIVRO BÁSICO DOS CHACRAS (ED. PENSAMENTO), de Naomi Ozaniec, e TERAPIA DO AMOR (ED. SEMENTE), de Rahasya Fritjof Kraft. Para facilitar a ilustração, vejamos os chacras na região frontal, mas lembre-se: eles também operam nas partes posteriores.
Em sânscrito muladhara, de nmula, que significa raiz, e adhara, base. LOCALIZAÇÃO: Região do períneo, entre o ânus e os órgãos genitais.
COR: Vermelho.
ELEMENTO: Terra.
GLÂNDULAS: Supra-renais.
FUNÇÃO: Sobrevivência.
DISFUNÇÕES: Fraqueza, doenças ósseas ou hemorróidas; dificuldade para lidar com a raiva e frustração. TEMAS: Associado à vitalidade e à nossa ligação com a terra, ele rege as funções do intestino grosso, os ossos, as pernas, pés e tudo o que nos mantém firmes no chão. A habilidade (ou incapacidade) de gerir o plano material, como cuidar do corpo, ganhar dinheiro e dar forma aos projetos, tem a ver com esse centro, que influencia a vida sexual na sua vertente mais instintiva.
COMO ATIVAR: Caminhar descalço, dançar e pular com batidas rítmicas no chão, tomar atitudes em relação às questões materiais da existência.
PARA REFLETIR: O que pode estruturar ou desestruturar você?

Svadisthana, que significa morada.
LOCALIZAÇÃO: Região do baixo-ventre.
COR: Laranja.
ELEMENTO Água.
GLÂNDULAS: Ovários e testículos.
FUNÇÕES: Prazer, procriação, criatividade.
DISFUNÇÕES: Dependência emocional, luxúria, frigidez, bloqueio criativo, problemas nos rins, nos sistemas reprodutor e circulatório.
TEMAS: A polaridade amor e ódio, os sentimentos de vergonha e culpa, as fantasias sexuais e as dores emocionais profundas (ligadas à maternidade e às traições) são questões desse chacra, que governa os líquidos corporais, como o sangue, a menstruação, o esperma e as lágrimas. Tanto o prazer do orgasmo quanto o risco de confundir-se com o parceiro mexem com a energia desse centro, bem como a saúde dos órgãos envolvidos na concepção.
COMO ATIVAR: Atividades aquáticas, danças de ritmo sensual.
PARA REFLETIR: Descubra a relação entre sexualidade e espiritualidade.

Manipura, que significa gema ou jóia reluzente.
LOCALIZAÇÃO: Acima do umbigo, na região do estômago.
COR: Amarelo-ouro.
ELEMENTO: Fogo.
GLÂNDULA: Pâncreas.
FUNÇÕES: Digestão, fortalecimento da vontade.
DISFUNÇÕES: Distúrbios alimentares, diabetes, mania de julgar ou controlar os outros, egocentrismo.
TEMAS: As questões de carisma e autoridade são o desafio desse ponto, ligado ao metabolismo dos alimentos e das emoções. Despertar a consciência para as emoções envolvidas nos jogos de poder (como a fúria ou o medo da perda) é a chave para transmutá-las. Nessa esfera, aprendemos a nos defender dos abusos e a obter autodomínio - nunca pela negação dos sentimentos, mas pela habilidade de lidar com eles.
COMO ATIVAR: Exercícios de flexão de coluna (na ioga, a postura da pinça e a saudação ao sol).
PARA REFLETIR: Identifique os aspectos luminosos e sombrios no seu modo de exercer o poder.

Anahata, que significa intocado ou inaudível.
LOCALIZAÇÃO: Centro do peito.
COR: Verde.
ELEMENTO: Ar.
GLÂNDULA: Timo.
FUNÇÕES: Estimular a imunidade e o bom funcionamento do coração e dos pulmões, desenvolver a capacidade de amar, perdoar e sentir compaixão.
DISFUNÇÕES: Problemas respiratórios e cardíacos, medos ou ilusões a respeito do amor.
TEMAS: Elo entre os três primeiro chacras (ligados a matéria, sexo e relacionamentos) e os três últimos (ligados à espiritualidade), o quarto centro deve integrá-los, elevando nosso grau de consciência e de auto-estima. Para isso, precisamos reconhecer e tratar dores decorrentes de ciúmes, ressentimentos e abandonos.
COMO ATIVAR: Terapias voltadas para as curas emocionais e meditações dirigidas.
PARA REFLETIR :Liberte-se da idéia de que você ou os outros deveriam ser diferentes para merecer amor. Aceite o que cada um é.



Vishudha, que significa purificar.
LOCALIZAÇÃO: Região da garganta.
COR: Azul-celeste.
ELEMENTO: Éter.
GLÂNDULA: Tireóide.
FUNÇÕES: Desenvolver a comunicação autêntica, a criatividade e a intuição, estimular a saúde na região do pescoço e ombros.
DISFUNÇÕES: Bloqueios na faculdade de percepção e expressão, distúrbios ligados à garganta e tireóide. TEMAS: Nosso sistema de crenças e valores está associado a esse centro. Se ele for rígido demais, a flexibilidade da parte superior do corpo será prejudicada, bem como a espontaneidade e a possibilidade de inventar novos significados para a existência. Se você é do tipo que engole sapos ou dissimula sentimentos, bloqueará a energia nessa região. O equilíbrio depende da recuperação da capacidade de expressar o que sente, desfazendo o nó na garganta. Assim, vai favorecer a capacidade de entrega, a generosidade, os poderes mágicos de evocação espiritual e também a responsabilidade por tudo o que sua voz é capaz de criar.
COMO ATIVAR: Cantar ou entoar mantras.
PARA REFLETIR: Palavras podem ferir ou curar, criando guerra ou paz nas relações pessoais e mundiais.

Ajna, que significa saber, perceber.
LOCALIZAÇÃO: Na testa, entre as sobrancelhas.
COR: Azul-anil.
ELEMENTO: Nenhum, plano da energia telepática.
GLÂNDULA: Pituitária.
FUNÇÃO: Desenvolver a sabedoria.
DISFUNÇÕES: Dores de cabeça, problemas de visão, incompreensão.
TEMAS: No dia-a-dia, esse chacra nos confere clareza, discernimento e concentração, mas é possível ir além: os dons da vidência e da telepatia correspondem a esse centro, conhecido como o "terceiro olho". Só os grandes sábios conseguiram chegar aos estágios mais elevados desse plano, compreendendo a profunda ligação entre todos os seres. Quando isso não ocorre, mesmo os visionários correm o risco da arrogância e do mau uso dos talentos.
COMO ATIVAR: Exercícios de visualização e imaginação ativa, como mentalização de cores e símbolos.
PARA REFLETIR: Procure conectar visão e intuição para enxergar além da superfície e compreender melhor o que vê.


Sahasrara, que significa mil vezes maior.
LOCALIZAÇÃO: Topo da cabeça.
COR: Violeta ou branco.
ELEMENTO: Nenhum, plano da energia cósmica.
GLÂNDULA: Pineal.
FUNÇÕES Integração, cura, consciência plena.
DISFUNÇÕES: Alienação, distúrbios mentais.
TEMAS: A circulação da energia nesse centro influencia a saúde em geral, pois ele rege o cérebro, as faculdades cognitivas e a memória. Do ponto de vista espiritual, é o estágio da iluminação e da santidade. Para nós, que buscamos a luz, distantes do nirvana, esse chacra aponta para a necessidade de aprendizado e de respeito ao mistério.
COMO ATIVAR: Meditação e posturas invertidas da ioga (só com orientação de especialistas).
PARA REFLETIR: O potencial para iluminação existe dentro de todos nós e qualquer ponto luminoso é importante no combate à ignorância.

Nenhum comentário: